!-- SCM Music Player http://scmplayer.net -->

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

As canções - Como foram feitas e qual ficou de fora

São 13 faixas ao todo e todas elas tem estridência esteticamente escatológicas e furiosas.Vou contar aqui com minhas palavras sobre cada uma delas.

  1. Cabeça Dinossauro - Feita sob medida para o disco.Os Titãs tinham voltado de uma turnê e Paulo Miklos,estava com uma ressaca fodida e começou a dar a idéia esboçando a letra,começando,por cabeça dinossauro e o Branco escreve seguidamente "Barriga de elefante" e o Arnaldo pra fechar pôs "Espírito de Porco".Mas ela foi feita mais para afugentar os maus espíritos dos índios do Xingu.
  2. AA - UU - Feita na casa do Marcelo Fromer com o Britto.A letra é praticamente é uma gritaria,não quer dizer nada,é só aquilo.Marcelo e o Britto terminaram a letra e a música em quase uma hora.Ela fala do cotidiano pessoal,mostrando a indignação.
  3. Igreja - Pra ser mais exato,essa música quase que não entra,por sorte,entrou.Na época,o Arnaldo estava preso por porte de heroína,junto com o Tony,que pagou a fiança e saiu.O Nando,que eu não sabia que era ateu,fez a música e a letra de "Igreja",mas ela causou estranhamento entre Arnaldo e ele,por Arnaldo acreditar em Deus,e Nando ser ateu declarado.Tanto é que nos shows,na época,se você parasse pra ouvir a música,não conseguiria ouvir nos coros a voz do Arnaldo.
  4. Polícia - Do Tony Bellotto.O Tony fez a melodia e a letra sobre a polícia,sendo corrupta ou honesta,falando sobre a omissão e corrupção da PM convencional.
  5. Estado Violência - A única do baterista Charles Gavin.Uma polaroide,como ele mesmo descreve.Quem canta a música é o Paulo Miklos.
  6. A Face do Destruidor - Essa faixa é a mais curta de todas,trinta e oito segundos.Feita pelo Miklos e o Arnaldo,sobre a destruição que o homem causa,sobre aquilo que construímos,poderia ser roubando ou de outra forma.
  7. Porrada - Feito pelo Arnaldo Antunes e o Britto.Ela contesta por um lado e felicita,quase que uma canção em cima do muro.Ela parabeniza o Presidente da República e outros trabalhadores de outras organizações,mas cai de pau em cima da vagabundagem.
  8. Tô cansado - Feita sob medida sobre cansaço de modo geral.O Branco e o Arnaldo têm essa facilidade,escrever sobre cansaço de moralismo barato.
  9. Bichos Escrotos - A única que fôra "expressamente proibida" de tocar nas rádios por causa do "Vão se foder" e vetada de modo geral.Naquela época era proibida a leitura da canção,pois a ditadura ainda pegava no pé de quem escrevia canções com palavrões,só que a banda tava cagando e andando pra esta porra e mesmo assim,colocaram no disco.Foi feita em 1983,com o Arnaldo,o Britto e o Nando Reis que assim que acabaram de escrever,foram na casa do Paulo,fazer uma serenata aos berros...Lembro até que a primeira levada da música era bem devagar,com os violões e a voz calminha,pra depois passar pra extensão pesada.
  10. Família - Por pouco,essa fica de fora também,mas se tratando do cotidiano e de problema social sobre a família,acabou entrando no contexto com uma levada reggae e mais pop possível.Quem canta é o Nando Reis.Praticamente um poema do Arnaldo Antunes sobre a batuta do Bellotto nas guitarras,assinando a melodia.
  11. Homem Primata - A princípio,era pra ser gravada pelo Lulu,mas como ele desistiu,devido a insatisfação que os Titãs tiveram em relação a produção do segundo disco,acabou que só a banda gravou.Ela fala sobre a burrice constante do homem que invés de ficar quieto na dele,saiu jogando tudo fora,destruindo tudo que vê pela frente.Em relação a "capitalismo selvagem",a história pra mim bateu certinho,porque lembra dos ladrões de almas nas igrejas neo pentecostais,tais como Edir Macedo e R.R Soares e sua trupe maldita que tira o dinheiro do povo pra erguer mais um templinho e sair roubando muito mais.É igual o homem das cavernas mais filhas da puta que ja vi nesse planeta,que invés de tratar a mulher com carinho,sai espancando.
  12. Dívidas - Outra parceria ou combinação Branco - Arnaldo,falando sobre falta de grana,pagamentos,impostos,dívidas em relação a impréstimos.Também tem a ver com capitalismo.Dá pra notar.
  13. O quê - A última do disco que abriu portas pra mais um trabalho que viria em 1987.Ela foi feita pelo Arnaldo praticamente sozinho,numa levada diferente,no violão em um acorde só.Aí a primeira vez,na época da gravação não caiu bem,aí depois,o Arnaldo pensou e fez com outra levada e ai sim,gravaram a música que realmente também não quer dizer nada.Era só "Que não é o que pode ser que não" e ficava diversas vezes repetindo a mesma coisa,só que com um tom mais bruto,indignado.O arranjo da música ficou por conta do Liminha com os Titãs.O Liminha até tocou guitarra e sugeriu ao Charles a usar bateria eletrônica invés da bateria convencional.Acabou ai e os Titãs prosseguiu com o Lima e gravaram "Jesus Não Tem Dentes No País dos Banguelas" em 1987,usando da mesma levada eletrônica de um lado e a continuação mais pesada do outro e assim vai.




Nenhum comentário:

Postar um comentário