!-- SCM Music Player http://scmplayer.net -->

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sérgio Britto

Sérgio de Britto Álvares Afonso,ou seja,Sérgio Britto,o único carioca dos Titãs e um dos mais requisitados compositores da banda e grande repórter do cotidiano,assim como seu colega e parceiro Tony Bellotto. Esse cara passou a idealizar suas composições dentro e fora da banda,até porque como ele mesmo afirma,são compositores bastante produtivos e mal conseguem gravar o que compõe.Esse é o Sérgio Britto.

AS MÚSICAS DE SUCESSO DO BRITTO - LISTA CRONOLÓGICA

  • 1984  - Go Back (Música de Britto,com poema de Torquato Neto) - Feita antes dos Titãs lançarem o primeiro disco de carreira e de estúdio.Só que tivera seu momento de fazer o merecido sucesso em 1988,quando Charles Gavin (Parceiro em "Desordem", "Lugar Nenhum" e "Flores"). 
  • Marvin (Patches) (Música do conjunto Chairmen Of The Boards,na versão nacional de Britto com Nando Reis) - Também tivera seu momento de fazer sucesso em 1988,no disco ao vivo "Go Back".Essas duas canções foram as primeiras a ser feitas pelo Britto,as de mais merecidas a fazer a fazer sucesso e tocar nas rádios.
  • 1985 - Insensível - Essa música já foi feita em meados de 1984 pra 1985,antes mesmo do lançamento oficial do "Televisão". Daquela época,e nesse disco,depois da faixa - título,essa música do Britto,foi a que ganhou até uma versão mix promocional.
  • 1986 - AA UU (Sérgio Britto - Marcelo Fromer) - Feita na cozinha do falecido Marcelo Fromer,uma gritaria que deu certo,fez um baita sucesso que ganhou duas versões promocionais remixada junto de "O QUÊ" (Arnaldo Antunes) e depois na versão mix promocional dos dois lados.
  • Homem Primata (Sérgio Britto - Marcelo Fromer - Nando Reis - Ciro Pessoa) - Outra faixa destinada ao sucesso.Aliás,da época do "Cabeça Dinossauro" pra cá,as músicas dos Titãs,estavam pra lá de fazer sucesso e daí pra frente era só correr pro abraço e tanto "AA UU",quanto "Homem Primata" ganharam uma boa popularidade.E não podemos esquecer de "Porrada" e "Bichos Escrotos",da parceria com Arnaldo Antunes e Nando Reis.
  • 1987 - Comida (Arnaldo Antunes - Marcelo Fromer - Sérgio Britto) - Era 1987 e os Titãs estavam pra lançar o quarto trabalho mais contestável possivel e "Jesus Não Tem Dentes No País Dos Banguelas" chegou com tudo."Comida",foi a primeira faixa de trabalho e tocou em todas as rádios na versão original com base de equipamentos eletrônicos (baterias,sintetizadores,teclados) e esse lado do disco foi todo nesse formato e nesse rol,inclui - se a faixa "Diversão" ,de sua autoria com a parceria de Nando Reis e na voz do incrível Paulo Miklos e também as faixas "Corações e Mentes" (da parceria com Marcelo Fromer) e "Infelizmente" (de sua autoria individual).Do Lado J,o Britto,colabora com três faixas e interpretando "Desordem" e colaborando como compositor em mais duas "Lugar Nenhum" (de sua parceria com Arnaldo,Tony,Charles e Marcelo),com Arnaldo nos vocais e "Mentiras" (de sua parceria com Marcelo e Tony),também na voz do Paulo Miklos."Comida" foi a mais trabalhada e a que deu mais trabalho pra compor,na minha opinião e ganhou duas versões remixadas na rádio Transamérica.Quando chegou a época do acústico,já sem o Arnaldo,a música caiu como luva na voz do Paulo Miklos.
  • 1989 - Miséria (Arnaldo Antunes - Paulo Miklos - Sérgio Britto) - Essa foi a primeira faixa de trabalho do "Ô Blesq Blom" e a primeira,de fato a tocar nas rádios,depois de "Marvin" e "Go Back",ambas do disco ao vivo,a que antecedera esse trabalho que estava por vir em 1989.Depois de "Miséria",os Titãs emplacaram com "Flores" (Britto/Miklos/Charles/Tony) e ganharam o VMA de melhor clipe e tocaram a faixa nas rádios no ano de 1989 - 1990,até acabar a divulgação do disco.Lembrei também das faixas "Deus e o Diabo" (Sérgio Britto - Paulo Miklos - Nando Reis) e 32 Dentes (Marcelo Fromer - Branco Mello - Sérgio Britto)
  • 1991 - Não É Por Não Falar (Sérgio Britto) - Do sexto disco de estúdio,o outro raio x da banda com escatologia pura.Desse LP,as faixas mais trabalhadas foram "Saia de Mim" e "Não È Por Não Falar".Foi o último disco dos Titãs,com a colaboração vocal de Arnaldo Antunes,mas o mesmo continuou compondo com os Titãs e fazendo seu trabalho solo,já em meados de 1992 (Ano em que ele saiu) em diante,participando do então "Acústico" cantando seu sucesso "O Pulso".
  • 1993 - Era a época do movimento grunge rock e os Titãs estavam para lançar o primeiro trabalho sem a colaboração vocal de Arnaldo,mas com a mesma colaboração das letras em parceria com Branco Mello,Paulo Miklos,Tony Bellotto e Nando Reis.Britto chegou "Será Que É isso Que Eu Necessito",de sua autoria individual e a primeira faixa de trabalho do "Titanomaquia",na produção de Jack Endino,o renomado produtor de bandas grunge fora do Brasil.Foi a primeira produção de Jack com a banda,no caso.
  • 1995 - Os Titãs voltam com força total e Sérgio Britto,chegou com algumas músicas que acabaram entrando e "Domingo" foi a escolhida como faixa título do disco e a primeira de trabalho,da parceria com o Bellotto.A faixa "Domingo" caiu na voz do colega Paulo Miklos.
  • 1997/1998 - "Acústico" e "Volume Dois",dois trabalhos diferentes e várias canções inéditas.Desse acústico,o Britto colaborou compondo em parceria com Branco Mello - "A Melhor Forma",com Paulo Miklos - "Não Vou Lutar" e com Marcelo Fromer - "Nem 5 Minutos Guardados". E do disco que dá continuidade ao acústico,o Britto chegou com "Amanhã Não Se Sabe" e "Era Uma Vez" (na voz do Branco,do mesmo com parceria de Tony Bellotto,Arnaldo Antunes e Marcelo Fromer).
  • 2001 - "Epitáfio" - Outra canção de sucesso dos Titãs e de autoria de Sérgio Britto e a faixa título "A Melhor Banda De Todos Os Tempos Da Última Semana", de sua autoria com Branco Mello.
  • 2003 - "Enquanto Houver Sol",outra faixa de autoria do Britto,que ganhou espaço na trilha da novela "Celebridade",da TV Globo.Tocou bastante e por essa razão,vazou em tudo que é show deles,mas tem hora que não é todo mundo que quer tocar a mesma canção todo tempo.
  • 2005 - MTV Ao Vivo - Britto e cia,se reuniram,já em 5 e compuseram 3 canções talismã para o projeto que viria após o sucesso de "Como Estão Vocês" e ele,chegou com "Anjo Exterminador" e restaurou do repertório lado b da banda,que nunca tocou em show algum,a música "Mentiras",do "Jesus",agora na voz dele.
  • 2009 - Disco novo,repertório novo.Os Titãs chegaram com o disco "Sacos Plásticos" e o Britto,já abre o disco com chave de ouro com a faixa "Amor por Dinheiro",da parceria com Bellotto.E acaba por colaborar com mais três - "Agora Eu Vou Sonhar", "Deixa Eu Sangrar", "Deixa Eu Entrar", "Porque Eu Sei Que È Amor" e "Nem Mais Uma Palavra".
A vida nos Titãs também deu voz á sua carreira solo,com algumas músicas que a banda não pode gravar por falta de tempo disponível ou também,músicas que os Titãs fizeram antes de gravar o primeiro LP.

  • Olhos Do Sol - Uma das primeiras músicas feitas nos Titãs e a banda nunca gravou.Feita na parceria com o Arnaldo Antunes,por volta de 1983.
  • Charles Chacal - Outra das músicas que os Titãs nunca gravaram,mas a apresentaram no programa "Fábrica do Som",da TV Cultura de São Paulo.Também,feita em 1983.
  • Agora Ou Nunca - Feita em 1999,dentro da banda,com Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes
  • Leva (Esse Samba,Esse Amor) - Feita dentro da carreira solo.
  • Eu Prefiro Correr - Feita com os Titãs,uma das inéditas que nunca foram gravadas em disco algum e só entraram na íntegra mesmo na compilação elaborada pelo amigo e colega Charles Gavin - E Colection - Disco 2 (raridades)
  • Planeta Morto - A mais antiga,dessas todas,gravadas para o seriado "A Era dos Halley",da TV GLOBO.
  • Estrelas - Inédita e também faixa da compilação "E Colection Raridades".
  • Aqui É Legal - Funk feito com Arnaldo Antunes,mas inédita em trabalhos paralelos.Acabou que os Titãs gravaram em 2000,no disco citado ai acima.
REGRAVAÇÕES - As Melhores

  • Marvin (Patches) - Jeito Moleque 
  • Go Back e Eu Prefiro Correr - Patricia Marx 
  • Comida - Ney Matogrosso e Marisa Monte
  • Agora Ou Nunca - Ana Carolina
Esse é o grande Sérgio Britto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário