!-- SCM Music Player http://scmplayer.net -->

sábado, 3 de novembro de 2012

Titãs 1984 - Analisando o primeiro disco...minha concepção

Era o ano de 1984 e os Titãs assinam com a Warner pra lançar o primeiro álbum da carreira e por si só,foi o álbum que levou a banda ao estrelato,por ser mais pop e arrojado,mas intitulado "brega"pela crítica.Eu não o adquiri,ganhei de um amigo em comum do meu pai,o Carlinhos Batata em 1994,um mês depois de completar 12 anos,acho que em Junho.Vamos analisar as onze faixas do disco.










  1. Sonífera Ilha (Carlos Barmack,Ciro Pessoa,Branco Mello,.Tony Bellotto e Marcelo Fromer) - A primeira faixa a fazer sucesso,por isso é tão popular e conhecida no Brasil inteiro.O Ciro saiu antes de sair o disco,mas deixou sua marca e projeção.A canção é linda,até...
  2. Marvin (Patches) (G,N. Johnson e Ronald Dunbar - Versão de Nando Reis e Sérgio Britto) - Uma das canções do disco que só ganhou destaque quatro anos depois quando Charles Gavin modernizou  o reggae feito por essa dupla da versão original e o Briito e o Nando fizeram a versão em português,que virou uma lição de vida e o refrão conhecido "Marvin,agora é só vc..." ,enfim.
  3. Babi Índio (Ciro Pessoa e Branco Mello) - Um rockzinho que o Branco e o Ciro fizeram para o filme "Areias Escaldantes", e a banda era a estrela principal.O coro do Arnaldo,Nando e Sérgio Britto,marcavam o refrão.
  4. Go Back (Sérgio Britto e Torquato Neto) - Uma das primeiras canções feitas pelo Britto,mas essa foi a melhor,porque se baseava num poema do Torquato Neto,poeta baiano da época da ditadura e parceiro de Gilberto Gil.O refrão marcou a canção - "Só quero saber,o que pode dar certo,não tenho tempo a perder".
  5. Pule (Arnaldo Antunes e Paulo Miklos) - Essa é a faixa mais louca e divertida do disco,não tenho como definí - la.Quando se trata de letra e música,o Arnaldo e o Paulo,acertaram em cheio.
  6. Querem Meu Sangue (The Harder They Come) (Jimmy Cliff - Versão de Nando Reis) - Um puta clássico do reggae foi transformado num grande sucesso,mas fora reeditado 15 anos depois,quando o compositor Jimmy Cliff cantou junto com os Titãs,na época do acústico.O Nando fez a versão para "Querem Meu Sangue" em 1983,pra cantar no programa "Fábrica do Som",da TV Cultura.
  7. Mulher Robot (Tony Bellotto) - A outra faixa louca do disco.O Tony Bellotto fez coisas maravilhosas como "Isso" e "Pra Você Ficar",mas essa,foi escolhida pro Paulo Miklos cantar pela primeira vez no disco.
  8. Demais (Arnaldo Antunes) - Uma das canções maravilhosas do Arnaldo,compondo sozinho e com o coro dos outros integrantes (Branco e Nando).Uma bela canção romântica na minha opinião.
  9. Toda Cor (Marcelo Fromer,Ciro Pessoa,Barmack) - Outra canção maravilhosa do disco.Fez parte do compacto com "Sonífera Ilha".Feita pelo Ciro,pelo Marcelo e o Barmack (Os mesmos compositores de "Sonifera Ilha").
  10. Balada para John e Yoko (The Ballad of John and Yoko) - Outra versão maravilhosa.O Britto também curtte os Beatles e escolheu essa para fazer sua versão em português.Ele fala de Cristo com uma clareza,sutil,sem firula,sintética.
  11. Seu Interesse (Paulo Miklos - Arnaldo Antunes e Marcelo Fromer) - A última do disco.Agora é a vez do Arnaldo entoar a canção feita com o Paulo,que por sua vez entoou "Pule",deles dois.A letra também é clara e direta e o Arnaldo,principalmente,perguntando - "Agora que eu faço sucesso,vc não me dá mais sossego,quer dizer que agora eu presto pra vc brincar ?"

História


Após várias divergências enfrentadas - como a indisposição do co-fundador Ciro Pessoa de continuar no grupo - os Titãs - agora sem o "do Iê Iê" que carregavam no nome - gravaram seu primeiro álbum, com onze faixas. Embora com um repertório afiado (criado nos então dois anos de existência da banda), o disco decepcionou o conjunto no que tange à produção, realizada em um estúdio de gravação (24 canais), o Áudio Patrulha,na época, o estúdio em São Paulo, com a mais nova tecnologia de gravação de áudio multicanal, deixando o som bastante fraco, em função da falta de experiência técnica e artística do grupo. Ainda assim, foi um disco bem recebido pela crítica daquela época.

Foi nele que os Titãs vieram a conhecer seu primeiro grande sucesso: "Sonífera Ilha", cantada por Paulo Miklos. Assinada por Tony Bellotto, Marcelo Fromer, Branco Mello, Ciro e Barmack, garantiu presenças constantes nas rádios e em atrações televisivas como a Discoteca do Chacrinha e o Programa Raul Gil. As vendagens de Titãs, porém, foram decepcionantes: o álbum não chegou nem mesmo a 50 mil cópias vendidas. Parte da culpa foi atribuída ao lançamento em compacto da própria "Sonífera Ilha", que acabou por trazer "Toda Cor", futuro single, no lado B, que vendeu cerca de 60 mil exemplares. Mas o lançamento de singles era uma praxe no mercado brasileiro na época e uma ferramenta decisiva para o sucesso de bandas contemporâneas dos Titãs, como o Ultraje a Rigor e o Kid Abelha. Nesse sentido, o lançamento do single é uma explicação pouco convincente para as baixas vendagens do disco de estréia.

Fora estas duas faixas, ainda constam versões para: "The Harder They Come", de Jimmy Cliff, que Nando Reis interpretou como "Querem Meu Sangue"; "Patches" (de Ronald Dunbar e G. N. Johnson), vertida para o português como "Marvin" por Nando e Sérgio Britto; e de "Ballad of John and Yoko" (dos Beatles), transformada por Sérgio em "Balada Para John e Yoko", sem contar a versão inicial de "Go Back", feita pelo tecladista a partir de um poema de Torquato Neto. Todas seriam posteriormente revistas em outros discos do grupo, com resultados consideravelmente superiores tanto do ponto de vista artístico quanto financeiro.

No final daquele ano de 1984, André Jung sai da banda. Acharam em Charles Gavin, ex-membro do Ira! e então membro do RPM, o substituto ideal para os futuros trabalhos. Curiosamente, André Jung entraria em seguida para uma das bandas mais tradicionais do rock'n'roll brasileiro - o mesmo Ira! que Charles Gavin abandonara por discordar dos rumos mods que o grupo seguia, estética e sonoramente.


Formação

André Jung: bateria e percussão
Arnaldo Antunes: vocal
Branco Mello: vocal
Marcelo Fromer: guitarra
Nando Reis: baixo ("Sonífera Ilha", "Go Back", "Mulher Robot" e "Pule") e vocal
Paulo Miklos: baixo, teclado ("Go Back") e vocal
Sérgio Britto: teclados e vocal
Tony Bellotto: guitarra


Participações Especiais

Alberto Marsicano: cítara ("Demais")
Eduardo Souto Neto: arranjos e regência de metais ("Querem Meu Sangue" e "Balada Para John e Yoko")
George Freire: sax em ("Marvin")
Gil e Nono: trompete
Proveta e Baldo: sax
Ivan: trombone

Créditos

Produzido por Pena Schmidt
Engenharia de som: Ricardo "Franja" Carvalheira
Arte final: Ruy Tadeu Matsumoto
Capa: Ricardo Van Steen e Ucho Carvalho (CVS)
Foto: Dimitri Lee





Nenhum comentário:

Postar um comentário